A logística reversa no gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) como estratégia de vantagem competitiva realizadas pelas organizações modernas.
Neste trabalho procuramos identificar a importância da logística reversa no gerenciamento da cadeia de suprimento (SCM) como estratégia de vantagem competitiva que estão sendo realizadas pelas organizações modernas. Procuramos também falar um pouco sobre esses dois conceitos, quais os benefícios que eles podem trazer tanto para o meio ambiente quanto para as empresas e, até mesmo, para os consumidores.
A cadeia de suprimentos abrange todas as atividades relacionadas com o fluxo e transformação de mercadorias, desde o estágio da matéria prima (extração), até o usuário final, bem como os respectivos fluxos de informação. Ela apresenta um conjunto de atividades funcionais que dizem respeito as estratégias logísticas, repetindo-se por várias vezes, ao longo do processo em que as matérias-primas transformam-se em produtos acabados. Já o Supply Chain Management (SCM) ou gerenciamento da cadeia de suprimentos, com a ajuda da tecnologia da informação, é uma ferramenta que ajuda a empresas no gerenciamento da cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência. Esta ferramenta possibilita que as empresas tenham melhores padrões de competitividade. A gestão de cadeia de suprimentos melhora as relações estratégicas entre as empresas e seus fornecedores, em que o relacionamento pode ajudar no desempenho tanto do fabricante quanto de seus fornecedores. Portanto, a necessidade do bom relacionamento entre os parceiros de negócio é muito importante, pois contribuirá positivamente para a coordenação de ações entre ambos.
Agora é que entra algo novo, que é a logística reversa. Desde 2001, essa área da logística começou a ser vista como uma etapa importante do Supply Chain Management (SCM), principalmente por questões ambientais que os produtos e os matérias podem provocar ao meio ambiente, assim há uma contribuição para a