Logística
Prof. Roberto Macedo
Cadeia de Abastecimento
Objetivos
Apresentar as atividades e a aplicação da cadeia de abastecimento e a importância d b t i t i tâ i do gerenciamento desta atividade para o sucesso das organizações.
Definição SC
Cadeia de Abastecimento (supply chain) é o conjunto de organizações que se inter-relacionam, inter-relacionam criando valor na forma de produtos e serviços, desde os fornecedores de matériaprima até o consumidor final.
Fonte: (ABML – Associação Brasileira de Movimentação e Logística)
1
Cadeia de Abastecimento
A cadeia de abastecimento é um conjunto de ações e processos que possibilitam que o produto chegue ao cliente e que com isto possa agregar valor ao produto. Esses processos devem ser integrados com todos os outros, não ficando apenas na movimentação de materiais, tais como: • localização da organização, • distribuição física, • administração de estoque, • modo de transporte, • fluxo de informações, • relacionamentos, • ou seja comprar, produzir e distribuir.
Cadeia de Abastecimento
Fabricante de plástico
Fabricante de peças plásticas
Fabricante de fogões
CD do varejista (Supermercado – por exemplo)
Indústria química de base
Fabricante de pallets
Outras Indústrias
Loja do Supermercado
Indústria química (companhia de petróleo)
Indústria de madeira
CLIENTE
Cadeia de Suprimentos
I) Cadeia de suprimentos envolve todas as etapas, direta ou indiretamente, associada ao atendimento de um pedido do cliente cliente. II) Essa cadeia inclui fabricantes e fornecedores, transportadoras, depósitos, varejista e os próprios clientes.
Chopra & Meindl (2003)
2
Cadeia de Suprimentos
Cada um dos estágios da cadeia de suprimentos trabalha com diferentes processos e se integra entre os estágios diferentes. Os estágios típicos de uma cadeia de suprimentos são:
1 2 3 4 5
Clientes; Varejistas; Atacadistas e/ou distribuidores; Fabricantes; Fornecedores de peça ou de