Logistica reversa
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
PLANO DE CONTAS COMENTADO - RECEITAS
Paulo Rodrigues dos Santos
Elanne de Almeida Silva
Johnny M. Fernandes
Barbara Serra Coelho
Paulo Barreto
Manaus
2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
PLANO DE CONTAS COMENTADO - RECEITAS
Manaus
2011
SUMÁRIO
Introdução 4
Introdução
Teorias das Contas
Conta: Nome ou título atribuído a atos e fatos contábeis de mesma natureza. A função das contas é representar os itens patrimoniais (bens, direitos e obrigações) e de resultado (receita ou despesa).
Teoria Personalística: cada conta representa um direito ou uma obrigação do proprietário, dos agentes correspondentes ou dos agentes consignatários. O débito de uma dessas pessoas representa uma responsabilidade ou dívida e o crédito, representa direito. A cada débito do proprietário corresponde a um crédito dos agentes consignatários e correspondentes, e vice-versa. Esta teoria divide as contas em três grupos:
Contas dos Proprietários: o proprietário é o titular do patrimônio da empresa e a pessoa com a qual os agentes consignatários e correspondentes se relacionam. As contas do proprietário são as contas do patrimônio líquido, contas de receitas e contas de despesa.
Contas dos Agentes Consignatários: os agentes consignatários são as pessoas a quem o proprietário confia a guarda dos bens da empresa (são contas de natureza devedora). As contas dos agentes consignatários representam os bens, no ativo, como por exemplo, Caixa, Estoque, Bancos Conta Movimento, entre outras.
Contas dos Agentes Correspondentes: os agentes correspondentes representam as pessoas que não pertencem à empresa, com as quais o proprietário mantém débitos (dívidas) ou créditos (direitos). As contas dos agentes