LOGISTICA REVERSA
Revista
ISSN 1679-1827
www.gestaoorg.dca.ufpe.br
E le trô ni ca
de
Ge stão Orga ni za cio na l
Volume 3, Número 3, set./dez. 2005
LOGÍSTICA REVERSA DE PRODUTOS NÃO CONSUMIDOS: PRÁTICAS DE
EMPRESAS NO
BRASIL.
Paulo Roberto Leite
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Eliane Pereira Zamith Brito
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sumário: 1. Introdução; 2. Referencial teórico; 3. Métodos da pesquisa de campo; 4. Resultado da pesquisa; 5. Considerações finais.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
LOGÍSTICA REVERSA DE PRODUTOS NÃO CONSUMIDOS: PRÁTICAS DE EMPRESAS NO BRASIL.
215
RESUMO
Logística reversa está dentro do escopo de atuação da logística e trata de dois tipos de fluxos. O primeiro trata do fluxo dos produtos de pós-consumo, que podem ser reintegrados ao ciclo produtivo de alguma forma, após remanufatura, desmanche ou reciclagem. Produtos retornados sem uso ou com pouco uso e que poderão ser reintegrados ao mercado primário ou secundário, entre outros destinos, representam o segundo tipo de fluxo reverso. Embora diversos autores mencionem o significativo impacto do fluxo dos produtos retornados sobre o lucro empresarial, poucos são os estudos realizados para tratar deste assunto. Este artigo visou a identificar as práticas de empresas atuando no Brasil para o tratamento de produtos não consumidos retornados. A pesquisa é exploratória. Uma pesquisa foi conduzida com 57 executivos de diferentes setores industriais. Eles responderam o questionário preparado para esta pesquisa durante o ano de 2002. Os resultados mostram que poucas empresas no Brasil estavam preparadas para o tratamento adequado do fluxo de produtos retornados.
Palavras-chave: Logística reversa, Supply chain management, fluxo reverso.
ABSTRACT
Reverse logistics deals with two types of flow of goods. The first one refers to disposable or post consumed products which may be reintegrated to the productive cycle after remanufacturing, dismantling or recycling.