Historia
Trabalho historia
Professor: Allan
Alunos:
Ramon Salvador Schmoeller
Veluma
Denise Vieira
Joinville
2014
Sumario
Introdução
Desenvolvimento
A Era Vargas, teve início com a Revolução de 1930 e expulsou do poder a oligarquia cafeeira, seu poder pode ser dividido em três períodos: o Governo Provisório -1930-1934 -, o Governo Constitucional - 1934-1937 - e o Estado Novo - 1937-1945.
Governo Provisório, Getúlio deu início ao processo de centralização do poder, eliminou os órgãos legislativos federal, estadual e municipal, designando representantes do governo para assumir o controle dos estados, criou e modificou algumas leis que regiam nossa nação. Seu governo se concentrou em São Paulo onde de forma violenta começou uma agitação armada que entrou para a história com o nome de Revolução Constitucionalista exigindo a realização de eleições para a elaboração de uma Assembleia Constituinte. Apesar do desbaratamento do movimento, o presidente convocou eleições para a Constituinte e, em 1934, apresentou a nova Carta. A nova Constituição sancionou o voto secreto e o voto feminino, além de conferir vários direitos aos trabalhadores, os quais vigoram até hoje.
Governo Constitucional, a política se deu por duas ideias primordiais: a fascista ( conjunto de ideias e preceitos político-sociais totalitários introduzidos na Itália por Mussolini) que defendido pela Ação Integralista Brasileira, e o democrático, representado pela Aliança Nacional Libertadora, que contava com indivíduos partidários das reformas profundas da sociedade brasileira. Vargas, porém, cultivava uma política de centralização do poder e, após a experiência frustrada de golpe por parte da esquerda , suspendeu outra vez as liberdades constitucionais, fundando um regime ditatorial em 1937. Nesse mesmo ano, estabeleceu uma nova Constituição, influenciada pelo arquétipo fascista, que afiançava vastos poderes ao