Logistica reversa
A Logística Reversa Verde está dentro do universo da Logística Reversa, ou seja, é a área da logística que se preocupa com os aspectos e impactos da atividade em torno da comunidade e do meio ambiente. Seu objetivo principal atende as principais formas de sustentabilidade ambiental, onde quem produz deve se preocupar também pelo destino final dos produtos gerados, de forma a reduzir o impacto ambiental que eles causam.
A Logística Reversa Verde pode ser feita através das coletas de:
- Produtos comercializados em embalagens metálicas, plásticas e de vidro.
- Pneus.
- Pilhas e Baterias.
- Produtos Eletroeletrônicos.
Entre outros;
Como exemplo utilizarei o retorno há empresa das bebidas, dos pneus e das pilhas e baterias.
Esse processo já ocorre há alguns anos nas indústrias de bebidas (retorno de vasilhames de vidro) e na distribuição de gás (especiais e de cozinha) com a reutilização de seus vasilhames, isto é, o produto chega ao consumidor e a embalagem antiga retorna ao centro produtivo para que seja reutilizada e volte ao consumidor final em um ciclo contínuo.
No descarte de pneus, eles são enviados aos postos de coleta específicos onde serão retirados pelo fabricante. Após serem recolhidos pelos fabricantes, podem ser levados até as empresas de trituração e picotagem cadastradas. Os fragmentos de pneu são reutilizados como combustível alternativo nas indústrias de cimento, matéria-prima na confecção de pisos, confecção de solado de calçados, borracha para vedação, peças de reposição para indústria automobilística, entre outros.
As pilhas e baterias são enviadas até os pontos de recolhe, geralmente localizados em supermercados e de lá são retiradas por uma empresa que gerencia a coleta dos produtos, que faz a separação dos itens por fabricante e envia para a reciclagem, fazendo o rateio dos custos dos produtos pelas