Positivismo
Turma: 201
Positivismo
Introdução
O positivismo é visto como uma corrente conservadora, pois procurava justificar a nova sociedade que estava surgindo tendo como inspiração a sociedade feudal, com sua estabilidade e acentuada hierarquia social.
Os positivistas não viam nenhum progresso em uma sociedade urbanizada e industrializada. Lastimavam o enfraquecimento da religião e da família. Consideravam a sociedade moderna dominada pelo caos social, pela anarquia e pela desorganização social. Por isso, eram preocupados com a ordem, além de enfatizarem a importância da hierarquia, da autoridade, da tradição e dos valores morais para a conservação da vida social.
No Brasil, é possível notar diversas influências do positivismo, como por exemplo, a frase que esta impressa na bandeira brasileira: “Ordem e Progresso”. Essa frase era uma alusão, que sem ordem o país não se desenvolveria.
Desenvolvimento
Principais filósofos: Émile Durkheim,Augusto Comte e John Stuart Mill.
Origem: O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil.
Pensamento: O negativista senta e lastima-se, o positivista levanta e age.
Influencia no Brasil: O positivismo teve muita influência na literatura. No Brasil, por exemplo, influenciou escritores naturalistas como Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia.
A frase “Ordem e Progresso” que encontramos na bandeira brasileira é de inspiração positivista.
Religião: Auguste Comte - por meio da obra Sistema de Política Positiva (1851-1854]) - institui a Religião da Humanidade. Após a elaboração de sua filosofia, Comte concluiu que deveria criar uma nova religião: afinal, para ele, as religiões do passado eram apenas formas provisórias da única e verdadeira religião: a