Logistica reversa
Desde os tempos remotos a logística reversa é conhecida pelo homem, entretanto, não era tratada e denominada como tal.
Atualmente é uma preocupação constante para todas as empresas e organizações publicas e privadas, levando ao aperfeiçoamento dos processos e o acirramento da concorrência entre empresas.
Nos dias atuais o ambiente global, onde observamos a concentração da produção em poucos pontos e a distribuição para diversos mercados ao redor do mundo, tem associação direta com o processo de logística reversa.
Os argumentos para isso são os seguintes:
Aperfeiçoamento da sociedade
As leis ambientais gradativamente obrigam as empresas a serem responsáveis pelo ciclo completo da produção de produtos e pelo impacto que estes produtos causam ao meio ambiente, nas seguintes fases:
Produção
Venda
Distribuição
Consumo
Pós- consumo
Ao mesmo tempo grupos ecológicos com poder de pressão têm contribuído para que sejam desenvolvidas e aperfeiçoadas as leis e as regulamentações pertinentes.
Desta forma estes grupos tem despertado a consciência ecológica nos consumidores, fazendo com que as empresas desenvolvam ações ecologicamente corretas, alinhando-se com as expectativas desse novo consumidor.
Competição entre as empresas
Aqui encontramos dois aspectos:
Busca da vantagem competitiva em custos por parte das empresas.
Oferta de serviços adicionais dos produtores aos clientes.
A integração das cadeias de suprimentos apresenta formas inteligentes de redução de custos e, esta integração faz com que fabricantes e varejistas adotem soluções integradas em logística reversa de forma de apresentar serviços adicionais do fabricante ao varejista. O E.C. R (eficiente consumer response).
Ex. nas grandes redes de supermercados é comum alguns fabricantes inspecionarem as gondolas para retirar da loja os produtos amassados, com validade vencida ou que tenham perdido as características que possam comprometer a venda do produto ou sua imagem