Logistica Reversa
CURSO DE LOGÍSTICA – 1º PERÍODO (MANHÃ)
ELIEL CARLOS DE OLIVEIRA CABRAL
LOGISTICA REVERSA
PROFESSOR: LUIZ CARLOS MALAFAIA RAMOS
LOGISTICA REVERSA.
RESUMO
Segmento da cadeia de suprimentos e criada a partir da crescente sensibilidade ecológica o qual o cenário mundial está voltado atualmente, a Logística Reversa é uma ferramenta que vem gerando nas empresas, um pensamento mais voltado ao meio ambiente. A partir do pensamento do considerado pai da química Antoine Laurent de Lavoisier de que “Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”, as empresas enxergaram através dessa ferramenta um meio para reduzir custos em suas produções, visto que com o retorno de suas matérias primas ela não precisa recorrer sempre ao meio ambiente para a produção de seus produtos.
Ainda não temos um conceito definido do que é a Logística Reversa pois este conceito vem evoluindo ao longo das últimas décadas. Um dos conceitos utilizados é o de Lacerda, onde a Logística Reversa pode ser entendida como sendo o processo de planejamento, implementação, e controle de fluxo de matérias primas, estoque em processo e produtos acabados do ponto de consumo ao ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado.
Basicamente a Logística Reversa trata de todo o processo de produção e venda de produtos em duas frentes. A primeira é voltada para os produtos que foram entregues aos clientes mais que por algum motivo são rejeitados, sendo necessário seu retorno para serem retrabalhados. A segunda remete aos produtos que tiveram seus valores agregados reduzidos, sendo necessário seu retorno para serem reciclados ou servirem como fonte de energia. Com isso observamos que o ciclo logístico não se encerra apenas com a entrega dos produtos, mais sim que ele é continuo podendo se dizer, quase infinito.
REFERÊNCIA
Texto – LOGISTICA REVERSA: