Motricidade
__________________________________________________________
INTRODUÇÃO
A forma como o ser humano vê e movimenta o seu corpo tem-se alterado ao longo dos tempos. Os idosos do século XXI utilizam menos o corpo que os idosos deoutros tempos, devido ao desenvolvimento tecnológico, que associa a inovação à comodidade, conduzindo a uma acção corporal cada vez mais reduzida. Por outro lado, o processo de envelhecimento acarreta um conjunto de limitações psicomotoras, que por si só, podem conduzir à redução da autonomia e do movimento corporal.
O objectivo deste estudo consiste em perceber de que forma a intervenção psicomotora pode actuar, no sentido de restabelecer ou manter a autonomia e o movimento corporal da pessoa idosa, apresentando uma proposta de intervenção. Para tal, foi realizado um estudo de caso com uma residente do Clube de
Repouso Casa dos Leões – Residência Sénior, cujo trabalho foi centrado em três objetivos específicos – o restabelecimento de uma total autonomia na tarefa de vestir, a criação de uma rotina de caminhada e um treino de orientação espacial dentro da instituição.
Após a intervenção, os resultados mostraram evoluções ao nível dos objectivos propostos, evidenciando-se modificações positivas nos hábitos e rotinas quotidianas da residente. Desta forma, pôde constatar-se um aumento da acção corporal consequentemente uma maior autonomia e participação na vida do clube.
O que é Psicomotricidade
Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é