desperdicio de alimentos nas escolas
A educação ambiental não deve ser uma educação comportamental, a qual condicionamos os indivíduos a terem certos comportamentos sem saber ao certo o motivo. As atitudes e comportamentos relacionados a educação ambiental devem ser entendidos como um ato responsável de cidadania, solidariedade e compromisso com valores ecológicos.
“O maior objetivo dessas dimensões da educação contemporânea é o desenvolvimento de uma sociedade responsável. E sustentabilidade é uma perspectivas esperadas” (Sauvé 1992)
Partindo-se dos problemas cotidianos e concretos, da realidade de cada um, a educação infantil pode ser trabalhada de forma interdisciplinar. Assim é possível fazer um ótimo trabalho de educação ambiental.
O trabalho da educação ambiental na educação infantil é importante, uma vez que uma das ações da escola é formar cidadãos críticos, na idade pré escolar a criança esta formando os seus valores e conceitos.
Os professores devem programar atividades periódicas relacionadas com a educação ambiental e não apenas esporádicas, ou como forma de informação. A linguagem e os conteúdos devem respeitar a linguagem das crianças para que essas entendam e não apenas assimilem o que esta sendo-lhes ensinado.
Justificativa:
O interesse em trabalhar com o tema Desperdício partiu num primeiro momento da observação das crianças durante o lanche. Diariamente algumas crianças recusam provar o lanche que é oferecido e muita comida, principalmente verduras, frutas e legumes, são desperdiçados.
Objetivo:
1) Considerar o desperdício de alimentos como uma responsabilidade social que deve ser assumida pela população.
2) Entender o compromisso de todos, inclusive das crianças na luta contra o desperdício de alimentos.
3) Perceber ações inadequadas da população no que se refere ao consumo e ao desperdício de alimentos.
4) Identificar na escola ações inadequadas no que se refere ao consumo e ao desperdício de alimentos.
5) Sensibilizar-se frente à quantidade de