Logistica Reversa
Engenharia de Produção
Campus Catalão – GO
Logística Reversa: um estudo de caso sobre a recapagem de pneus em uma empresa da cidade de Catalão - GO
Adrielle Marcia Santos – (adrielle013@hotmail.com)
Bruna Fernanda Silva Leão – (brunaleaofs@hotmail.com)
Carulina Marques – (carolmarques82@hotmai.com)
Patrícia Karla Melo – (patriiciareed@hotmail.com)
Paula Soares Carvalho – (paulinha_soares15@hotmail.com)
Resumo
O presente artigo tem por objetivo a análise de um sistema logístico reverso, no caso observado em uma empresa de recapagem de pneus, representado pelo reprocesso de uma peça que se encontra entre o intervalo de desgastado e inservível tornando-o novamente usável e exercendo a mesma função que antes, com nível de qualidade equiparado e cerca de 55% de economia no custo do produto final comparado a um novo pneu. O intuito é demonstrar o quão presentes e importantes são os conceitos sobre logística reversa nos dias atuais, e quais as vantagens de se adotar este sistema devido as exigências mundiais sobre sustentabilidade, além das exigências legais.
Palavras-chave: Logística Reversa, Reuso, Recapagem de Pneus.
1. Introdução
Mundialmente a quantidade de negócios que acontecem simultaneamente e as imensas quantidades de produtos transportados só tendem a crescer, e como consequência da rapidez com a qual as informações fluem tornando o consumidor mais exigente e o ciclo de vida dos produtos serem cada vez menores, a quantidade de lixo gerado e de materiais que necessitam ser mandados de volta à sua origem aumenta consideravelmente. Nesse contexto onde os produtos caminham no sentido contrário da cadeia de produção (do consumidor em direção às indústrias, para voltar ao consumidor) que as intenções de sustentabilidade e minimização de trabalho e custos se adequam.
Uma ressalva interessante é a quantidade de lixo doméstico produzido por cada brasileiro, que é de em média 1,1 quilogramas por dia de acordo com o