Logistica reversa
LOGÍSTICA REVERSA
DE PNEUS
NOMES: ALEF FERREIRAMOURA
GILMAR SOUZA
Definição de logística reversa
Logística Reversa é a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondente, do retorno dos bens de pós – vendas e de pós-consumo ao ciclo de negócio ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuições reversos, agregando valores à natureza: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem coorporativa, entre outros.
No mercado atual a Logística Reversa se tornou um diferencial competitivo para companhias “uma vez que aspectos referentes à reciclagem, ao reaproveitamento de materiais e ao tratamento de resíduos estão sendo cada vez mais valorizados pelos consumidores no momento da escolha da empresa em que irão comprar os produtos e/ou os serviços que utilizarão”.
Esse subsistema logístico, responsável por dar respostas principalmente às demandas sociais voltadas ao contexto ecológico, possui uma gama de definições dada por estudiosos e organizações em várias partes do mundo. Contudo, com o mesmo objetivo, a minimização dos impactos ambientais através da reutilização de materiais que tenham chegado ao fim sua vida útil.
Empresa Escolhida: Bridgestone
SOBRE A BRIDGESTONE
A Bridgestone é a maior fabricante mundial de pneus e detentora das marcas Bridgestone, Bandag, BTS e Firestone. É a primeira colocada do Ranking Global das Empresas Fabricantes de Pneus do jornal norte-americano Tire Business, com a marca de US$24.425 bilhões de vendas em pneus no ano de 2010. Empregam mais de 139 mil funcionários no mundo e mantém operações em 25 países. No Brasil, produz pneus para todos os segmentos em suas fábricas de Santo André/SP e de Camaçari/BA, que juntas atingem capacidade de produção de 42 mil pneus/dia.
Bridgestone realiza logística reversa para descarte de pneus
Consumidor consciente