fixamento serviço social e saude
Ética em Serviço Social: Ético-político e Teórico-metodológico em Serviço Social
Segunda parte - Segundo capítulo
IAMAMOTO, Marilda Villela. As Dimensões Ético-Políticas e Teórico-Metodológicas no Serviço Social Contemporâneo (PP.161 – 196)
“Vive-se uma época de regressão de direitos e destruições do legado de conquistas históricas dos trabalhadores em nome da defesa, quase religiosa do mercado e do capital, cujo reino se pretende a personificação da democracia, das liberdades e da civilização. [...] Intensifica-se a investida contra a organização coletiva de todos aqueles que, destituídos de propriedade, dependem de um lugar nesse mercado [...] restrito e seletivo. [...] Crescem, com isso, as desigualdades e, com elas, o contingente de destituídos de direitos civis, políticos e sociais.” (p.162).
“transformações históricas de monta alteraram a face do capitalismo [...] o capitalismo avançou em sua vocação de internacionalizar a produção e os mercados, requerendo políticas de “ajustes estruturais” por parte dos Estados nacionais. [...] essas políticas dão livre curso ao capital especulativo financeiro destituído de regulamentações e à lucratividade dos grandes conglomerados multinacionais [...] um mundo internacionalizado requer um Estado dócil aos influxos neoliberalismos, mas ao mesmo tempo forte internamente. ‘’(p.162).
“O projeto neoliberal é expressão dessa reestruturação política e ideológica conservadora do capital em resposta à perda de rentabilidade e “governabilidade”, [...] O capital cria as condições históricas necessárias para a generalização de sua lógica de mercantilização universal, submetendo aos seus domínios e objetivos de acumulação o conjunto das relações sociais: a economia, a política, a cultura.” (p.163).
“O caráter conservador do projeto neoliberal se expressa, de um lado, na naturalização