Gestão de Pessoas Unidade 7
Junto com a nova visão sobre o cargo, advinda de um novo contexto administrativo, o seu desenho passou por uma mudança. A noção de agregação de valor e complexidade das atribuições de um cargo passou a ter muita importância. O desenho do cargo constitui a maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado, e como ele envolve as suas tarefas e as suas complexidades. Tendo isto em mente Chiavenato (2008) propõe quatro condições para o desenho do cargo. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a nenhuma dessas condições.
Resposta
Resposta Selecionada: e.
Remuneração: Fixa o quanto uma pessoa vai ganhar para assumir o cargo.
Resposta Correta: e.
Remuneração: Fixa o quanto uma pessoa vai ganhar para assumir o cargo.
Feedback da resposta:
Remuneração: Fixa o quanto uma pessoa vai ganhar para assumir o cargo. Apesar da remuneração ser um aspecto relevante para o cargo, uma remuneração fixa baseada no cargo não é mais tão apropriado, a complexidade das tarefas, mais do que o cargo, é o grande definidor da remuneração. Além disso, a remuneração não faz parte do conjunto de quatro condições definidas por Chiavenato como referencias para o desenho de cargos.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos Correta
Atualmente existem três tipos de desenho de cargo: o clássico, o humanístico e o contingencial. O modelo contingencial considera duas variáveis: as diferenças individuais e as tarefas envolvidas. Pressupõe contínua mudança e revisão do cargo. Uma das ferramentas para a revisão do cargo no desenho contingencial é o enriquecimento do cargo. Enriquecimento de cargos é a reorganização e ampliação dos desafios, responsabilidades e objetivos do cargo, com a finalidade de proporcionar adequação ao ocupante. Além disso, o enriquecimento do cargo oferece algumas vantagens. Qual a alternativa que NÃO apresenta uma vantagem do enriquecimento do cargo?
Resposta
Resposta Selecionada: e.
Fixa a pessoa em uma única área de atuação.
Resposta Correta: