Unidade 7 gestão estrategica de pessoas
Prieto e colaboradores realizaram uma pesquisa, em 2006, sobre os fatores críticos de sucesso na implementação do BSC nas empresas. Os resultados da pesquisa de campo indicaram que alguns fatores críticos para o sucesso na implementação do BSC é a falta de comprometimento da alta administração (93%) com o processo. Nos casos analisados verificou-se que é frequente que a condução do BSC seja feita pela média gerência, com foco em resultados e métricas de curto prazo, que geram um viés no método que deve conduzir a ações estratégicas e não táticas.
No que se refere ao Balanced Scorecard (BSC), considere as afirmações a seguir:
I. O BSC tem como principal característica possibilitar o acompanhamento da estratégia por meio de indicadores de desempenho.
II. O BSC tem como principal característica avaliar a priorização dos problemas encontrados dentro da organização.
III. O BSC mostra a importância relativa dos diferentes aspectos de um problema, porém de difícil identificação de quais aspectos devem ser solucionados primeiro.
Está correto o que se afirma APENAS em
Resposta
Resposta Correta: c. I.
Pergunta 2
A Brasilprev, resultado da associação entre o Banco do Brasil e o Principal Financial Group, é uma das maiores companhias de previdência privada aberta do Brasil, com mais de 1,29 milhão de clientes e ativos sob gestão, que superam os R$ 37 bilhões. Nos últimos anos a Brasilprev Seguros e Previdência tem superado suas principais metas. Em 2010, a empresa registrou lucro líquido de 300 milhões, apresentando aumento de 16,4% sobre o ano anterior. O motivo? Em um dos pilares da companhia está o sistema de gestão Balanced Scorecard (BSC), que monitora os indicadores que dão sustentabilidade ao negócio. Segundo o superintendente de estratégia e pessoas da empresa, a metodologia já está enraizada no modelo de trabalho da empresa. "Com o BSC, monitoramos se as práticas da organização fazem sentido e se os colaboradores sentem o impacto do