Envie uma vida em Bubble Island
Para Fayol (1958), a administração é a formulação geral da atividade organizacional e está dividida em cinco grandes atividades: previsão,
Elton Mayo (apud MAXIMIANO, 2007) tinha, como principal preocupação, as pessoas dentro da organização, e a compatibilização entre os grupos informais e a organização formal.
Podemos observar que a preocupação dos autores clássicos das teorias administrativas era com o ambiente interno da organização. A administração era uma atividade voltada para dentro da organização e os modelos de gestão preconizados por esses autores consideravam exclusivamente esse ambiente.
4
Unidade: Pensamento Estratégico
Ao se introduzir os conceitos decorrentes da disciplina de política de negócios, se verificou a necessidade da consideração dos fatores externos à organização no processo de gestão organizacional. Só que, em seu princípio, a administração estratégica se restringiu ao processo de planejamento estratégico e, apenas, ao universo das grandes organizações.
Para tornar clara essa diferença entre a concepção de administração estratégica como planejamento estratégico e administração estratégica como modelo de gestão, Fischimann desenvolveu um quadro comparativo (Quadro 1) que vale a pena analisarmos. Fonte: Fischimann (1987, p. 47)
Como podem ser observadas, quatro fundamentais diferenças são identificadas entre as duas concepções. Resumidamente, poderíamos dizer que a administração estratégica é um novo estágio da atividade de gestão, e a sua principal ferramenta é o planejamento estratégico.
De acordo com Gluck, Kaufman e Walleck (apud CERTO e PETER,