Psicologia das cores
Suas cores são o vermelho e o amarelo. Na psicologia das cores, o amarelo gera certa ansiedade e o vermelho causa fome, combinação perfeita para empresa de fast food influenciando seus clientes a comerem rapidamente.
Essas cores são caracterizadas como “Cores Combinantes” que são cores de um mesmo quadrante.
Assim como filme em si, o cartaz de divulgação oficial do filme Laranja Mecânica usa as cores como forma de interação. Primeiro olhamos para o fundo: completamente branco, fazendo com que nossos olhos se voltem para os outros elementos da imagem.
Fazendo um contraste direito entre tonalidades, as letras em preto no fundo branco criam um contraste, logo, se cria um destaque dos elementos.
Já a cor do logo do filme (em inglês “Clockwork Orange), está em um tom laranja, uma cor forte e vibrando, que, colocado em um fundo branco junto com outros elementos em preto, chamam diretamente nosso olhos para ela quando a imagem é vista “pela primeira vez”.
A imagem do fundo que destaca o personagem principal do filme, cria uma harmonização com a cor do título do filme e com as letras em tom preto, pois, podemos perceber um preto na imagem e a pele do protagonista é feita em um sistema monocromático, usando suas nuanças e tonalidade da cor laranja.
Além dessa percepção visual, as cores destacados no filme trazem uma associação psicológica que de forma consciente ou inconsciente faz com que associamos as cores com fatores psicológicos e sociais.