pedagogia
Todo o processo a cognição que abrange as diferentes atividades da mente humana surge através da interação da pessoa com meio físico e social. Isso significa que não há inteligência inata, mas que ela é construída a partir da interação. O construtivismo piagetiano explica a passagem de um nível de menor conhecimento para um de maior conhecimento. É preciso entender que ao mesmo tempo em que o sujeito constrói o objeto, constrói a si mesmo como sujeito.
Isso quer dizer que toda a construção de nossa inteligência e de nossa compreensão da realidade processa-se a partir da adaptação e da organização.
Para entendera a adaptação, é preciso conhecer seus mecanismos fundamentais: assimilação e acomodação. Ambos determinarão a conduta que é sempre provisória, pois logo surgirão novos objetos do conhecimento que desequilibrarão o sujeito.
Se o sujeito percebe a contradição advinda do conflito entre o que sabe e o que esta sendo apresentado, este conflito pode levar a um novo entendimento, determinando uma modificação nos esquemas e uma nova interpretação.
Nesse processo, o papel do professor é fundamental, não só porque ele organiza e apresenta o conhecimento, mas elabora para o aluno, com diferentes atividades envolvendo problema e desafio, contribui para construção do conhecimento deste. Assim, para que seja possível a apropriação do conhecimento cientifico pelo aluno e a criação de um conhecimento novo. Um conjunto de fatores é apontado por Piaget para explicar o desenvolvimento da inteligência, sabemos que contextos culturais mais ricos estão relacionados à aceleração do desenvolvimento cognitivo, assim como contextos culturais mais pobres estão relacionados a atrasos no desenvolvimento de estruturas do conhecimento. A partir da interação do sujeito com o meio, ele constrói lentamente uma série de estruturas. As idades em que essas estruturas aparecem não são o fato mais importante, mas sua seqüência determina