relatorio osciloscopio
ENGENHARIA ELÉTRICA
MEDIÇÃO DE TENSÃO E FREQUÊNCIA
COM O OSCILOSCÓPIO
Salvador – BA
2013
UNIJORGE – CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
ENGENHARIA ELÉTRICA
MEDIÇÃO DE TENSÃO E FREQUÊNCIA
COM O OSCILOSCÓPIO
Relatório apresentado como avaliação da aula prática da disciplina Dispositivos Eletrônicos do 4º semestre do curso de Engenharia Elétrica da UNIJORGE, sob orientação do Professo Luiz Sergio Cavalcanti.
Salvador – BA
2013
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
1.1. OSCILOSCÓPIO
O osciloscópio é um instrumento (de medição) que permite visualizar graficamente sinais elétricos. Na maioria das aplicações, o osciloscópio mostra como é que um sinal elétrico varia no tempo.
O osciloscópio é um dos mais aperfeiçoados e versáteis instrumentos de medição, ele é utilizado para medidas de voltagem (corrente contínua DC, ou corrente alternada, AC) e freqüência. Ele consiste basicamente em um tubo de raios catódicos. Ele faz as medições através das deflexões de um estreito feixe eletrônico. Na posição em que o feixe eletrônico incide sobre uma tela fluorescente, ele produz um ponto luminoso. Através dos deslocamentos deste ponto podem ser feitas medidas bastante precisas de tempo e de tensão, como também ser produzidos gráficos estabilizados de tensões periódicas.
Por este motivo o osciloscópio torna-se um instrumento de grande versatilidade. Porém para aproveitar ao máximo desta versatilidade é necessário que se saiba usá-lo corretamente, conhecendo o seu funcionamento.
Através do osciloscópio nós podemos determinar:
Valores de tensão e temporais de um sinal.
A freqüência de um sinal periódico.
A componente contínua (CC) e alternada (CA) de um sinal.
A interferência de ruído num sinal e, por vezes, eliminá-lo.
Variadas conclusões, tais como se um dado componente está avariado, através da comparação de dois sinais em um determinado circuito,