Relatorio Osciloscópio
Centro de Ciências e tecnologia
Unidade Acadêmica de Física
Disciplina: Física Experimental 2
Turma: 02
Aluno: Bernardo Augusto Tomaz Almeida
Professor: Wilson
Osciloscópio 1 e 2
Campina Grande - PB
21 de agosto de 2013 Introdução
Definição de osciloscópio: O osciloscópio é um instrumento de medida eletrônico que cria um gráfico bi-dimensional visível de uma ou mais diferenças de potencial. O eixo horizontal do monitor normalmente representa o tempo, tornando o instrumento útil para mostrar sinais periódicos. O eixo vertical comumente mostra a tensão. O monitor é constituído por um "ponto" que periodicamente "varre" a tela da esquerda para a direita.
Objetivos: Esses experimentos tem como objetivo, familiarizar com o manuseio e ajuste dos controles de um osciloscópio, conhecer o principio físico de funcionamento de um osciloscópio e utilizá-lo para medir tensão, período e freqüência, alem de, determinar as características de um sinal ondulatório.
Materiais Utilizados: Para estes experimentos foram utilizados os seguintes materiais: Osciloscópio, gerador de ondas quadradas, senoidais e triangulares, painel com plugs de conexão e cabos de ligação, fios para ligação e multímetro digital, capacitores, resistores, potenciômetro.
Procedimentos Experimentais
Inicialmente, conectamos o osciloscópio no gerador de ondas e ligamos ambos na fonte de energia. Em seguida, ligamos o osciloscópio e ajustamos o “ponto” de modo a ficar alinhado com o eixo horizontal (t). Após ajustado, colocamos o gerador de ondas para gerar uma onda senoidal e, ajustamos a amplitude da onda, a freqüência (f) e giramos os botões Volt/Div e Time/div, de modo que a onda caiba na tela do osciloscópio. Feito todo o ajuste, medimos a tensão de pico (Vp), a tensão de pico a pico (Vpp) e a tensão eficaz (VEF). Logo em