Relatório sobre Osciloscópio
Introdução________________________________________________________1
Fundamentos Teóricos ______________________________________________2
Práticas e Resultados________________________________________________4
Exercícios_________________________________________________________8
Conclusão________________________________________________________10
Bibliografia_______________________________________________________10
INTRODUÇÃO
O osciloscópio é um aparelho que auxilia nos estudos e no mercado, que envolvem a área da eletricidade, podendo ser usado em diferentes funções dependendo da aparelhagem que a ele seja anexada. Seu funcionamento ocorre de maneira minuciosa e precisa, sendo bem executado somente após uma rígida calibração do equipamento, que deve ser respeitada do início ao fim do uso. Do contrário, fará com que todo o procedimento seja comprometido.
Falando sobre o uso propriamente dito, é na tela que compõe o aparelho, onde podemos acompanhar todos os resultados solicitados pelos testes feitos em seu painel de botões, logo, qualquer variação das “imagens” reproduzidas no visor devem ser cuidadosamente analisadas e interpretadas para que não ocorram falhas nos resultados finais.
O relatório a seguir aborda não somente a pesquisa de tais “imagens” na tela do osciloscópio, mas também as atividades efetuadas na segunda aula prática desta disciplina (eletricidade CA), com o tema: Relação do Osciloscópio com transformadores e outros elementos de um circuito elétrico, com ênfase no estudo observatório da figura de Lissajous.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
MEDIÇÃO DA DEFASAGEM USANDO OSCILOSCÓPIO
O osciloscópio é um instrumento usado para verificar e medir formas de onda de tensões periódicas em função do tempo.
Como sabemos que a corrente num resistor está em fase com a tensão a ele aplicada, podemos considerar o ângulo de fase associado com a tensão em um resistor como sendo também o ângulo