ociloscpio
2587 palavras
11 páginas
Física Laboratorial IAno Lectivo 2002/03
TRABALHO PRÁTICO
MEDIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉCTRICAS
UTILIZAÇÃO DO OSCILOSCÓPIO E DO MULTÍMETRO
Objectivo – Este trabalho tem como objectivo a familiarização com alguns dos equipamentos e técnicas de medida utilizados num laboratório de electricidade, nomeadamente, fazendo uso de um osciloscópio e de um multímetro.
1. Introdução
1.1 Osciloscópio e Multímetro
O osciloscópio e o multímetro são, possivelmente, os dois equipamentos mais utilizados na análise de circuitos e na medição de grandezas eléctricas. O osciloscópio permite visualizar a evolução temporal de uma diferença de potencial ou a sua evolução relativamente a uma outra tensão e também diferenças de fase entre sinais periódicos. O multímetro, de maior portabilidade e facilidade de utilização, pode medir diversas grandezas eléctricas, designadamente, diferenças de potencial, intensidades de corrente e resistências eléctricas, grandezas estas que também podem ser medidas utilizando voltímetros, amperímetros e ohmímetros, respectivamente. Contudo, o multímetro mede apenas o valor de grandezas constantes ou o valor eficaz1 de grandezas periódicas, pelo que não permite acompanhar a sua evolução temporal, como faz o osciloscópio.
Para preparar adequadamente este trabalho prático deverá ler as notas de apoio a esta disciplina intituladas “Osciloscópio” [1] e “Multímetros” [2].
1.2 Fontes de tensão e geradores de sinal
Uma fonte de tensão ideal é um dispositivo, sem resistência interna, que estabelece uma determinada diferença de potencial (ddp) aos seus terminais, independentemente da corrente que tiver de fornecer ao circuito a que esteja ligado.2
As fontes de tensão reais possuem sempre resistência interna, ainda que pequena, e podem agrupar-se em fontes de tensão contínua (fontes dc 3) ou fontes de tensão alternada (fontes ac 3), conforme a tensão fornecida seja constante ou variável sinusoidalmente no tempo, respectivamente. [1] Designa-se por valor eficaz ou RMS