Resenha Historia Concisa da escrita
Texto
Comentários
Bibliografia
Páginas
Necessidade, expressão, simbolismo, evolução.
“Diante de sua necessidade de um meio de expressão permanente, o homem primitivo recorreu a engenhosos arranjos de objetos simbólicos ou a sinais materiais, nós entalhes e desenhos.” (HIGOUNET, 1997)
A escrita veio da necessidade de se expressar em sociedade, de se fazer entender e se fixar independente dos meios propostos. Reproduz o pensamento e atravessa o tempo e espaço. Anda lado a lado com o avanço da humanidade.
HIGOUNET,
Charles. História Concisa da Escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
9-11
Escrita, comunidade social.
“Para que haja escrita, “é preciso inicialmente um conjunto de sinais que possua um sentido estabelecido de antemão por uma comunidade social e que seja por ela utilizado” e “em seguida é preciso que esses sinais permitam grava e reproduzir uma frase falada“”. (J. Février) (HIGOUNET, 1997)
O alfabeto como é tido hoje vêm de uma série de desenvolvimentos segundo a sociedade e sua evolução mental.
HIGOUNET,
Charles. História Concisa da Escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
11-15
Sintéticas, analiíticas e fonéticas.’
“Conservando apenas as grandes linhas, podemos distinguir, porém, entre as tentaivas primitivas e nosso sistema alfabérico, três etapas essenciais: sintéticas, analíticas e fonéticas.” (HIGOUNET, 1997)
HIGOUNET,
Charles. História Concisa da Escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2003..
11-15
Escritas analíticas.
“Escritas suméria egípicia e chinesas são as mais antigas que conhecemos na categoria das escritas analíticas (...) Ou seja, escrita das palavras.” (HIGOUNET, 1997)
HIGOUNET,
Charles. História Concisa da Escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
11-15
Máquina de escrever, revolução, formas.
“A invenção da imprensa, no século XV, e a construção desde então de diversas “máquinas de escrever” substituiramesses instrumentos manuais por meios mecanicos de escrita. Essa revolução (...) teve como