relatorio cinetica
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Química-Bacharelado.
Geral II
CINÉTICA
Ilhéus – BA
19 novembro 2012
HEMERSON DANTAS DOS SANTOS
CINÉTICA
Relatório entregue a prof. Míriam Tokumoto, como requisito avaliativo à disciplina Prática de Geral II, do II semestre do curso de Química Bacharelado da UESC.
Docente: Míriam Tokumoto
Ilhéus – BA
19 novembro 2012
Resumo:
Este relatório trata do experimento realiza com alumínio em diferentes condições de temperatura, superfície e concentrações. Tendo como resultado variações na velocidade de sua reação em meio ácido com o HCl.
Introdução:
A cinética química é o estudo das velocidades e mecanismos das reações químicas. A velocidade de uma reação é a medida da rapidez com que se formam os produtos e se consomem os reagentes. O mecanismo de uma reação consiste na descrição detalhada da sequência de etapas individuais que conduzem os reagentes aos produtos. A equação simplificada para uma reação não exibe essas etapas, mostrando apenas a modificação global, resultado final de todas as etapas que participam do mecanismo. Muito do que conhecemos sobre os mecanismos das reações provém do estudo das velocidades de reação e de como são influenciadas por vários fatores. Em geral, a velocidade de uma reação é determinada: (1) pelas propriedades dos reagentes, (2) pelas concentrações dos reagentes e (3) pela temperatura. A velocidade pode ser influenciada, ainda: (4) pelas concentrações de outras substâncias que não são os reagentes e (5) pelas áreas das superfícies em contato com os reagentes. [1]
Objetivo:
Estudo dos fatores que afetam a velocidade de uma reação química, como a concentração dos reagentes, a temperatura de reação e a superfície de contato entre os reagentes.
Material e método:
Tubos de ensaio (≈8);
Solução aquosa de ácido clorídrico 5 mol/L;
Solução