Relatório Cinética
Relatório de Aula Prática
Experimento:
Cinética Química
SUMÁRIO
Objetivos 3
Introdução Teórica 3
Materiais e Reagentes 3
Procedimento Experimental 4
Dados 5
Tratamento de Dados 6
Discussão de Resultados 8
Conclusão 9
1. Objetivos
Verificar experimentalmente a influência da concentração dos reagentes, da área de contato, da temperatura da reação e da presença de um catalisador sobre o tempo necessário para que uma reação ocorra.
2. Introdução Teórica
Não é raro encontrarmos uma reação termodinamicamente favorável, mas que e função de ser extremamente lenta, considera-se que não ocorre. Um desses exemplos é a reação de formação da água.
H2(g) + 1/2O2(g), Keq = 1083
Assim, esses gases podem ser guardados um com o outro indefinidamente, sem formar quantidades apreciáveis de água, ainda que sua reação apresente uma extensão altamente favorável, como indica o valor da constante de equilíbrio (Keq).
A cinética química trata das velocidades das reações químicas. Estudaremos aqui os fatores que controlam quão rapidamente as transformações químicas ocorrem.
A reação a ser estudada neste experimento é conhecida como reação relógio do iodo, a qual ocorre após mistura de uma solução diluída de iodato de sódio NaIO3, com uma solução aquosa de ácido sulfuroso, H2SO3.
A etapa inicial da reação é representada pela equação:
i) 3HSO3-(aq) + IO3-(aq) → I- + 3 SO42-(aq) + 3H+(aq)
A etapa seguinte é representada pela interação interação do íon iodeto com os íons iodato restantes na solução:
ii) 5 I-(aq) + IO3-(aq) + 6H+(aq) → 3I2(dissolvido) + 3H2O(l)
O iodo formado nesta etapa é consumido pelo ânion bissulfito presente no meio reacional, que representa a terceira etapa do processo:
iii) I2 (dissolvido) + HSO3- (aq) + H2O(l) → 2 I- (aq) + 3H+(aq)
O iodo