Tecnologia e Lixo Eletrônico: Logística Reversa potencializando um gerenciamento sustentável
O mercado corporativo tem passado por grandes transformações. A rapidez na evolução tecnológica, com cada vez mais inovações, principalmente com produtos de informática, tem aguçado o senso consumista da sociedade. Devido a grande oferta e variedades de produtos eletrônicos, os consumidores têm respondido às inovações tecnológicas, acompanhando o ritmo acelerado da oferta de produtos e variedades.
Logo tem aumentado consideravelmente a quantidade de lixo eletrônico gerado e, gerando a alta descartabilidade de resíduos sólidos no meio ambiente. Diante das consequências cada vez mais presentes e visíveis do lixo tecnológico no meio ambiente, bem como seus riscos a saúde humana.
A sociedade tem se sensibilizado quanto às questões ambientais e a destinação final dos elementos eletrônicos, e tem expressado essa consciência ecológica dando preferência às organizações com imagem institucional de empresa ecologicamente correta, ou seja, empresas que gerenciam o impacto ambiental provindas dos seus produtos.
COMO AS EMPRESAS PODEM USAR A LÓGISTICA REVERSA A SEU FAVOR?
É notório que o alto consumismo levará a superlotação de lixo eletrônico, causando, por conseguinte um grande caos mundial, que inclusive implicará na extração futura de nova matéria prima para novas produções. Por isso a importância da conscientização organizacional com relação à realidade que é o lixo eletrônico, bem como os prejuízos financeiros e ambientais que o gerenciamento ineficaz do mesmo pode causar a todas as partes envolvidas.
A solução proposta na logística reversa como