Relatório de cinetica
Curso de Licenciatura em Química do Centro de Universitário Hermínio Ometto.
Profa. Julieta Ferreira
ARARAS/SP
Maio/2011
Influência da Concentração e da Temperatura na Velocidade das Reações Químicas
Práticas de físico-química
Eliana Rovares
Araras, 24 de Maio de 2011
Introdução
A cinética química é o estudo das velocidades e mecanismos das reações químicas. A velocidade de uma reação é a medida da rapidez com que se formam-se os produtos e se consomem-se os reagentes. O mecanismo de uma reação consiste na descrição detalhada da seqüência de etapas individuais que conduzem-se os reagentes aos produtos. A equação simplificada para uma reação não exibe essas etapas, mostrando-se apenas a modificação global, resultado final de todas as etapas que participam-se do mecanismo (RUSSELL,).
Velocidade de reação Velocidade de reação é uma grandeza que indica como a concentração de um reagente ou produto varia com o passar do tempo (PERUZZO,; CANTO, ). Reação hipotética: aA + bB cC + dD vmédia de formação de C = [C]
———
t
vmédia de consumo de A = [A]
———
t
vmédia da reação = [A]
———
a•t = [B]
———
b•t = [C]
———
c•t = [D]
———
d•t
(fisica.net/quimica/resumo20).
Equação de velocidade Vários fatores podem influenciar a velocidade de uma reação, e um deles é a concentração das espécies reagentes. A expressão algébrica que relaciona-se a concentração e a velocidade é denominada equação de velocidade de reação. É importante entender que a equação de velocidade não pode se determinada a partir da equação simplificada, mas deve ser obtida a partir das medidas experimentais de velocidades de reação (RUSSELL, ).
Ordem de