entrevista/relatorio social e visita domiciliar
A entrevista trata de um encontro entre duas pessoas ou mais, para que nesse encontro sejam extraídas informações sobre um determinado assunto, é utilizado como investigação social para obter dados que possam possibilitar o entendimento de um problema e sua solução.
Muitos profissionais utilizam a entrevista na sua atuação profissional cotidiana, para aconselhar, para construir um diagnóstico, compreender uma cultura e até mesmo para desvendar uma realidade social.
No campo do Serviço Social considera-se de extrema importância que esse profissional esteja preparado para ouvir e conhecer, de forma atenta e cuidadosa para gerar naquele atendimento um momento reflexivo. Em relação ao usuário, a entrevista é o momento de contato com a instituição, cujo tem ali, esperanças de que suas necessidades sociais e econômicas sejam atendidas.
Importante ressaltar que toda entrevista deve possui um tempo e espaço delimitado para que os objetivos que foram colocados no atendimento sejam alcançados.
Entrando no campo da entrevista social compreende que esta é uma forma de interação com a realidade social, sob o olhar histórico da vida de alguém que busca viver em condições melhores, de modo que a justiça social seja feita baseado nas desigualdades apresentadas.
Na entrevista social é preciso escutar de forma apurada, ter interesse no que o usuário está dizendo e seu próprio interesse no atendimento, desenvolver uma atenção articulada com uma Observação Sensível (interesse de conhecer). Pois se entende que esse processo