Logistica reversa
Introdução
Do que se trata logística reversa?
A logística reversa surgiu a partir da década de 90 devido a preocupação da sociedade com a sustentabilidade do planeta e consequentemente das empresas que há muito tempo vinham produzindo bens e serviços sem praticamente se preocupar com o meio ambiente e com os recursos naturais que são escassos. Os governantes foram então pressionados pela sociedade a tomarem medidas que revertessem esse quadro de exploração desenfreada e sem limites das matérias-primas e somente assim mudar o jeito de pensar e agir das pessoas e corporações que até então faziam muito pouco para amenizar os problemas do nosso planeta decorrentes desse uso indiscriminado de recursos esgotáveis.
Os países desenvolvidos são os maiores responsáveis pela produção desenfreada que é característica do nosso sistema capitalista, por isso as mudanças exigidas pela sociedade estão acontecendo de um modo muito lento, pois a estrutura das corporações foram desenvolvidas por séculos sem que houvesse preocupação com o meio ambiente, por isso é tão dificil mudar para um novo modelo auto-sustentável sem prejudicar as grandes empresas e consequentemente esses países. As poucas e modestas mudanças que estão ocorrendo são consequência de novas leis que obrigam algumas empresas mais nocivas a praticarem a logística reversa na sua linha de produção.
Um dos fatores que torna possível a logística reversa é o capital, pois uma empresa só poderá aplicar essa logística se o processo for viável, não bastasse isso, a necessidade de tecnologia disponível para tornar o processo realidade é outro fator que dificulta bastante a proliferação desse novo conceito de organização auto-sustentável.
Desenvolvimento
Na logística reversa consiste no retorno a cadeia produtiva da matéria-prima após ela chegar ao consumidor final, através deste ou de algum participante da cadeia de suprimentos. A