Saúde pública
Gestão do trabalho:Trata-se de um conjunto de tarefas que procuram garantir a eficácia de todos os recursos disponibilizados pela organização, afim de serem atingidos os objetivos pré-determinados. Em outras palavras,gestão do trabalho resume-se a otimização do funcionamento das organizações e dos trabalhadores através da tomada de decisões racionais fundamentadas na recolha e tratamento de dados e informações relevantes e, por essa via, contribuir para o seu desenvolvimento , satisfação dos interesses de todos os seus colaboradores e proprietários e para a satisfação de necessidades da sociedade em geral ou de um grupo em particular. A gestão do trabalho busca o reconhecimento e a valorização do trabalhador em todas suas dimensões, contribuindo para materializar a ampla rede de proteção e promoção social implantada no território nacional.
Gestão em saúde:Gestão em Saúde são os mecanismos que garantem o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os seus níveis. A gestão do SUS é de responsabilidade da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, que, por meio de seus órgãos gestores,utilizam vários instrumentos de gestão, objetivando garantir e aperfeiçoar o funcionamento do sistema de saúde. A gestão em saúde[->0] é quase tão antiga quanto a Saúde Pública e resume-se a administração da saúde e da medicina .
Recursos humanos em saúde :O conceito de ‘recursos humanos[->1]’ é próprio da área de administração e remete à racionalidade gerencial hegemônica que reduz o trabalhador à condição de recurso, restringindo-o a uma dimensão funcional. No entanto, na área da saúde[->2], a questão dos ‘recursos humanos[->3]’ envolve tudo que se refere aos trabalhadores da saúde em sua relação com o processo histórico de construção do Sistema Único de Saúde[->4] (SUS – Mendes Gonçalves, 1993), configurando, assim, um dos seus