Logistica Reversa 1
A área da logística reversa tem como objetivo agregar valor ao produto, iniciando-se nos pontos de consumos do produto e terminando nos ponto de origem. Tem se tornado um diferencial entre as empresas, pois a questão da reciclagem, reaproveitamento e o tratamento de resíduos, estão sendo cada vez mais valorizados pela sociedade, sendo o que primeiro procuram na empresa antes de comprarem seus produtos.
Através da cadeia reversa, tem-se a possibilidade que os resíduos entrem novamente na cadeia, evitando assim, a contaminação dos rios, mares, florestas, etc.
Esse processo é feito a partir dos Canais de Distribuição reversos, os quais são divididos em dois, o pós-consumo, cuidando dos produtos que chegaram com sua vida útil ao fim e por algum motivo foram jogados fora, necessitando assim de um modo de descarte correto, esses canais se dividem em reciclagem, desmanche e reuso; e o pós-venda, que já envolve a parte de devolução de um produto pelo cliente, possuindo todo um processo desde a analise da reclamação até a devolução do produto ao cliente.
Cada etapa do processo possui um certo custo, que muita das vezes não é viável para as empresas, pois não possui um retorno que cubra os gastos envolvidos no processo; mas a maioria das empresas utilizam como uma forma de atrair seus clientes, pois tendo mais responsabilidade social e fidelização, os clientes se sentirão atraídos.
Logística Reversa
Diferente da logística tradicional, onde os materiais são transformados em produtos e levados até seus clientes e consumidores finais, a logística reversa consiste em se preocupar com o retorno desses produtos do cliente até seu ponto de origem.
A logística reversa se divide em pós - consumo e pós – venda, onde seus processos ocorrem pelos Canais de Distribuição reversos, tendo o objetivo respectivamente de agregar valores de reconhecimento da empresa e descartar adequadamente os produtos, através de uma série de processos e ações adequados.
Canais de