Relat Rio Adm Financeira
Existem 3 tipos de organizações de negócios, são elas:
Firma individual, que é a forma mais antiga de organização empresarial pertencente a apenas uma pessoa.
Sociedade por cotas, é uma forma de organização na qual dois ou mais indivíduos são proprietários. Sendo essa de dois tipos:
Sociedade geral, onde todos os sócios tem responsabilidade ilimitada,
Sociedade limitada, onde pelo menos um sócio tem responsabilidade limitada.
Sociedade por ações, a personalidade da sociedade é totalmente separada dos seus proprietários. Os sócios não podem perder mais dinheiro do que investiram.
Métodos de Tributação
São os métodos de tributação:
Imposto de renda: é de competência privativa da União, incide sobre a renda e proventos de qualquer natureza, que tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica.
Tributação das pessoas físicas: fato jurídico que corresponde à aquisição de disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou proventos é o recebimento de salários e benefícios, ganhos de investimento, e sobre ganhos nas vendas de ativos.
Imposto sobre receitas de dividendos e juros: os dividendos recebidos não são tributados, as receitas de juros, provenientes de títulos de renda fixa ou aplicações em fundos de investimento são tributadas.
Perdas e ganhos de capital: quando se adquiri um ativo de capital e mais tarde se revende por um preço maior que o valor pago na aquisição, já quando sofre uma perda isso é chamado de perda de capital.
Tributação das pessoas jurídicas: o fato jurídico que corresponde à aquisição de disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou proventos será a existência de acréscimo patrimonial, dimensionado pelo lucro do exercício, assim sendo, a obtenção de resultados positivos em suas operações. Além do imposto de renda, incide sobre o lucro das empresas a “Contribuição Social sobre o Lucro Líquido”, que é uma das fontes de recursos previstas para atender o programa de seguridade social.
Regime