logistica japao
Todavia, o Governo do Brasil envida esforços para que a retomada das relações econômicas
Brasil-Japão se desenvolva tanto quanto possível sem reproduzir o padrão característico das relações econômicas Centro-Periferia. É desejável, sim, sob a ótica brasileira, que essas evoluam de forma a propiciar a expansão de setores de alta agregação de valor e a inserção das empresas nacionais em cadeias produtivas globais, em termos mutuamente vantajosos para os dois países, no que o setor de serviços desempenhará papel protagônico.
De fato, as comunidades empresariais do Brasil e de Japão atuantes no setor terciário têm a percepção difusa de que há relevantes oportunidades de negócios com o país vizinho, mas escapa-lhe a exata delimitação dessas oportunidades e quais os riscos envolvidos. Essa incerteza é particularmente aguda para as pequenas e médias empresas ― PMEs, que não podem arcar com os elevados custos envolvidos na contratação de consultorias especializadas em inteligência comercial.
Inteligência comercial abrange a coleta e sistematização de informação relevante para a formulação de políticas públicas e para a redução do risco empresarial no que se refere à inserção em mercados.
Não obstante esse estudo de oportunidades de negócios em serviços Brasil-Japão constitua apenas uma