logística
Importação e Exportação: Perspectiva Nacional
Para os EUA a exportação e importação é uma atividade internacional. No país a empresa da ênfase ás operações internas considerando cada transação uma operação local. Sendo suas operações administradas como uma unidade autônoma. A perspectiva nacional afeta as decisões logísticas de três tipos: Primeiro – as fontes e os recursos são limitados em formas de restrições ao uso e sobretaxas nos preços. A restrição ao uso é uma limitação é imposta pelo governo, em relação ás vendas de artigos importados ou a seu uso. Com isso a empresa deve utilizar apenas suprimentos locais. As sobretaxas são os impostos aumentados pelo governo para manter a viabilidade de fornecedores locais. Segundo – o confronto da logística com a perspectiva de cada nação envolvida aumenta a complexibilidade de planejamento. A logística tem como objetivo racionalizar o fluxo de produção facilitando a utilização eficiente de capacidade, porém a intervenção estatal torna isso mais difícil. Terceiro – a perspectiva nacional tende a explorar sistemas logísticos e práticas operacionais. A perspectiva nacional reduz e aumenta a complexibilidade das decisões de logística. Ela diminui quando a empresa limita fontes de recurso global dominando fornecedores locais. E aumenta com limitações de cunho não econômico, decisões políticas e mudanças intempestivas de propriedade de subsidiárias.
O Japão é um grande exemplo de perspectiva nacional, tanto política quanto social, pois ele possui um sistema de distribuição bastante elevado. No Japão, há 1,5 milhões de pequenas lojas cituadas em espaços de 300 metros quadrados, que por sua vez são responsáveis por 50% das vendas a varejo comparando-se á 3% nos EUA e 5% na Europa.
EMPRESA GLOBAL
Exemplos de empresas globalizadas podem ser observados na China. Sendo esse país dono da terceira maior economia do mundo, e também é um país de terceiro mundo em relação á infra-estrutura