Cadeia de suprimentos
Depois de analisarmos a situação apresentada, definimos o problema: “Como escolher a melhor estratégia de Varejo a fim de coordenar o sistema de abastecimento logístico?”.
Identificamos que a loja de livros fundada no século 20 apresenta necessidade de se atualizar ao cenário competitivo atual e entrar em um novo mercado em outro país que apresenta uma infraestrutura totalmente diferenciada.
Foram levantadas questões como o uso do tipo de transporte para as atividades logísticas, bem como gestão de distribuição (direta e escalonada), estratégias de reabastecimento (modal: cross-docking e transit point), centros de distribuição, infraestrutura de logística internacional (abrangendo as particularidades de cada país) e esquemas de negócio B2B e B2C com o objetivo em comum de diminuição dos custos de entrada e operação no país escolhido, Japão.
A presente pesquisa desenvolveu-se durante a semana, com pesquisa através dos livros existentes na biblioteca da PUC-Campinas.
2. Conceitos Relevantes
2.1 Gestão de Distribuição
Distribuição é um dos processos da logística responsável pela administração dos materiais a partir da saída do produto da linha de produção até a entrega do produto no destino final (Ballou, 1993). Após o produto pronto ele tipicamente é encaminhado ao distribuidor. O distribuidor por sua vez vende o produto para um varejista e em seguida aos consumidores finais. Este é o processo mais comum de distribuição, porém dentro desse contexto existe uma série de variáveis e decisões de trade-off a serem tomadas pelo profissional de logística. A distribuição é divida em outros sub-processos tais como:
• Movimentação da linha de produção;
• Expedição;
• Gestão de estoques;
• Gestão de transportes;
• Logística reversa (reciclagem e devolução).
2.1.1 Direta
A Distribuição Direta a partir da indústria tende a se verificar com produtos de alto custo adicionado, sobretudo se os volumes são elevados e há proximidade com o