logistica compras
Amazonas
Logística Reversa:
5. Tipologia dos Canais de Distribuição
Reversos (CDRs) de Bens de Pós-Consumo
Itamar Nunes Costa, M.Sc.
Economista,
Licenciado em Matemática, e
Mestre em Engenharia de Produção
Amazonas
5. Tipologia dos Canais de Distribuição Reversos
(CDRs) de Bens de Pós-Consumo.
5.4 Canais de Distribuição de
Pós-Consumo de Bens Duráveis e Semiduráveis.
As diversas possibilidades de retorno ao ciclo produtivo dos bens duráveis e semiduráveis, bem como seus componentes, são apresentadoas de forma esquemática no fluxograma da Figura 5.4 (58p.)
Um bem durável é composto por um série de componentes com diferentes durações e que poderão ser substituídos ao longo da vida do bem, dando origem a fluxos em canais reversos próprios.
Desse modo, o esquema da figura distingue-se entre o fluxo dos produtos descartados (bens semiduráveis) após sua vida útil terminada e dos componentes. Ex: Substituição de cartuchos de impressora.
5.4 Canais de Distribuição de Pós-Consumo de
Bens Duráveis e Semiduráveis.
1. Entrada dos bens duráveis na cadeia logística reversa.
A disponibilidade do bens duráveis e semiduráveis são motivados por obsolescência de natureza tecnológica ou de desempenho, pela moda ou pelo status adquirido com a aquisição de um novo bem.
As empresas industriais ou comerciais disponibilizam os bens duráveis e semiduráveis por meio de leilões, concorrências, venda direta. Ex: imóveis, veículos, máquinas, equipamentos, etc.
As pessoas físicas disponibilizam os bens duráveis por meio de coleta informais, de sistemas reversos organizados, ou por doações. Ex: carroceiros ou catadores informais de porta em porta.
5.4 Canais de Distribuição de Pós-Consumo de
Bens Duráveis e Semiduráveis.
2. Canais de distribuição reversos de reúso.
Existindo condições e interesse de uso integral do bem, ele poderá ser coletado e encaminhado ao mercado de segunda mão, como forma de