Logistica compras
I . Introdução
Todas as empresas, sejam elas de qualquer segmento, compram materiais, serviços e suprimentos para apoiar e desenvolver suas atividades e melhorar sua cadeia de suprimentos. Durante o desenvolvimento do departamento de compras ao longo da história, essas atividades eram percebidas como uma tarefa dos colaboradores muito semelhante ao que acontecia com a logística antigamente, meramente reativa. O papel dos colaboradores de compras era resumido a obter de seus fornecedores os recursos desejados pelo menor preço possível, estabelecendo uma relação entre empresa e fornecedores de constantes desentendimentos e verdadeiras quedas de braço, em que o principal objetivo de ambos os lados era de sempre levar vantagem.
Embora possamos observar que essa visão ainda se faz presente em muitos segmentos e empresas tradicionalistas, o que compras representa hoje para as empresas atualizadas e em busca de qualidade vem mudando substancialmente nas últimas décadas. Hoje o objetivo do departamento de compras faz parte da estratégia da empresa, em que o principal foco é o de encontrar nos gastos totais e no desenvolvimento de relacionamentos colaborativos entre empresas e fornecedores, uma melhoria do processo como um todo. Dessa forma associamos as atividades de compras a uma elevação em sua categoria, passando de atividade reativa para atividade estratégica.
Com as exigências de produtos de qualidade, o trabalho do departamento de compras aparece como critério decisivo para a manutenção de qualidade garantida perante os clientes. Todas as fases, seja a obtenção da matéria-prima ou de serviços a serem prestados ao consumidor, devem ser adquiridas de maneira que o que foi prometido possa ser atendido com produtos que proporcionem aquisições