Aspectos legais do trafico de orgãos
ASSUNTO: OSTOMIAS: JEJUNOSTOMIA, ILEOSTOMIA, COLOSTOMIA E UROSTOMIA.
Ostomias o que são?
É uma cirurgia para a construção de um novo trajeto para a saída das fezes ou da urina. Essa intervenção das fezes, chama-se ostomia digestiva e para a urina, ostomia urinária.
A abertura feita na parede abdominal é a estoma e torna-se necessária quando o paciente sofre alguma perfuração no abdome, ferimentos, anormalidades congênitas ou em casos de câncer no reto, intestino grosso ou na bexiga.
Como essa abertura não pode ser controlada voluntariamente, pacientes ostomizados precisam utilizar uma bolsa que recolhe o conteúdo eliminado. Isso faz com que o indivíduo precise se adaptar a nova condição.
Locais onde se pode realizar ostomias:
1-ESOFAGO
2-ABDOME
3-ESTÔMAGO
4-PILORO
5-DUODENO
6-JEJUNO (incisão acima da cicatriz umbilical na linha mediana cerca de 8 cm).
7-ÍLEO (incisão ao nível do intestino delgado (íleo) ).
8-INTESTINO GROSSO
9- BEXIGA URINÁRIA
Classificação:
Existem diversos tipos de ostomias e a sua construção é determinada pela necessidade de obter uma via alternativa para um de dois possíveis objetivos: ou para alimentar o paciente impedido de comer normalmente pela boca, ou para drenagem do conteúdo fecal ou urinário num paciente impossibilitado de defecar ou urinar normalmente.
Podemos então classificar as ostomias em digestivas ou urinárias. E as primeiras em de eliminação ou de alimentação. Dentro das ostomias de eliminação temos as colostomias, ou exteriorização do cólon, e as ileostomias, ou exteriorização do intestino delgado mais distal.
As ostomias podem ainda ser classificadas como temporárias ou definitivas, ou em terminais ou laterais.
Quanto às ostomias urinárias temos cinco tipos principais: nefrostomia, ureterostomia, cistostomia, conduto ileal e conduto colónico. Quando uma ureterostomia é criada, um ou os dois ureteres são separados da bexiga e são conduzidos