Log e c. distribuição
Evitar falta de produtos no varejo e aumentar as vendas é o sonho de todo fabricante de produtos de consumo. Com a Danone não é diferente, e foi justamente buscando alcançar estes benefícios que a marca francesa iniciou, em 2008, projeto chamado Reposição Inteligente, tendo como ponto de partida a necessidade de compartilhar informações dos pontos de venda de seus clientes de forma mais direta e ágil, para fazer uma reposição de produtos na gôndola mais adequada a cada loja, evitando rupturas no abastecimento e aumentando o nível de serviço.
Para isso, a Danone desenvolveu, em conjunto com a NeoGrid, empresa especializada em soluções para a cadeia de suprimentos e demanda, um sistema que permite obter dados sobre a movimentação de vendas de seus produtos de maneira mais dinâmica.
"O compartilhamento de informações não é um assunto novo, mas até então era muito voltado para informações estáticas, com periodicidade semanal ou mensal, o que fazia com que o nosso trabalho se baseasse muito mais em uma análise do passado", lembra Fernando Gonçales, gerente nacional de Customer Service da Danone, complementando que a substituição por esse novo sistema junto aos clientes vem acontecendo de forma gradual. "Começamos a implementar essa nova ferramenta devagar, entendendo como funcionava, avaliando as informações que recebíamos, validando os dados, criando novas fórmulas e melhorando as já existentes. Enfim, criando KPIs (Key Performance Indicator) para podermos controlar a operação."
Inicialmente o novo sistema foi implementado em três clientes, e hoje a Danone o está adotando em mais de 20 clientes, grandes redes de varejo que trabalham com produtos alimentícios frios, sendo que só uma das redes, que atua com o conceito de grupo de