locomotiva
Esta pequena mais muito informativa pesquisa contem algumas de muitas duvidas sobre uma das mais famosas inovações da tecnologia no século XIX (19) . A locomotiva a vapor não tao importante na nossa grande sociedade mais também não tao dispensável contem uma breve historia sobre sua criação e seu criador.
LOCOMOTIVA À VAPOR : É um veículo ferroviário que fornece a energia necessária para a colocação de um comboio ou trem em movimento ; as locomotivas não podem transportar nem passageiros nem carga alguma. Mas , algumas carruagens auto-alimentadas que servem para o transporte de pessoas ; As primeiras locomotivas apareceram no século XIX, eram propulsionadas por motores a vapor e foram , sem dúvida, o mais popular até o final da Segunda Guerra Mundial. No Brasil eram chamadas popularmente como "Maria-Fumaça", em virtude da densa nuvem de vapor e fumaça produzidas quando em movimento. O recorde absoluto de velocidade de uma locomotiva a vapor foi obtido na Inglaterra, quando a velocidade de 203 km/hora num percurso ligeiramente inclinado. Velocidades semelhantes foram também atingidas na Alemanha e nos Estados Unidos.
INVENTOR: GEORGE STEPHENSON: Foi um engenheiro civil e mecânico inglês . Projetou a histórica locomotiva a vapor , sendo conhecido como o pai dos caminhos de ferro britânicos . Desempenhou as mais humildes habilidades , sempre revelando raro talento para a mecânica . Stephenson conseguiu formar-se e engenharia em 1812 , indo trabalhar nas minas de Killigworth. Criador da tração a vapor em estrada de ferro, Stephenson dedicou-se a substituir por esse meio os dois cavalos que