Locomotiva
Em 1802 os mecânicos ingleses Richard Trevithick e Andrew
Vivian construíram uma “diligência a vapor para estrada”.
Montada sobre rodas com aro de ferro, era uma máquina muito pesada que se recusava a andar. Trevithick teve a ideia de colocar o veículo sobre trilhos. Surgia a primeira locomotiva.
A indústria extrativa talvez tenha sido a pioneira na utilização de transporte sobre trilhos.
No século XVIII essa modalidade de transporte já era utilizada nas minas de carvão da Europa, onde vagonetes, ainda com tração animal, deslizavam sobre trilhos de madeira, que por conta dos volumes cada vez maiores de materiais foram substituídos pelos trilhos de ferro.
A primeira ferrovia do Brasil foi inaugurada em 1854, quando, por iniciativa do
Barão de Mauá, foi criada a Imperial
Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, que, com uma extensão de 14 Km, ligava a Corte às serras fluminenses. O inicio das ferrovias no Brasil se deu por conta da expansão cafeeira.
Depois de 1867, a riqueza de São Paulo começou a deslizar sobre trilhos. Naquele ano entrava em operação a São Paulo Railway, a primeira ferrovia paulista. Nos anos seguintes outras companhias levaram suas linhas até os mais longínquos pontos do território paulista. Todos os trilhos do Estado convergiam para o terminal de
Jundiaí, de onde a São Paulo
Railway transportava o café até o porto de Santos.
Com o desenvolvimento social e populacional, anos mais tarde o transporte sobre trilhos se tornou também uma das principais formas de locomoção urbana. Porém com muitas falhas de segurança.
A CPTM foi criada no ano de 1992 substituindo a CBTU e a
FEPASA (que apresentavam graves problemas de segurança, como usuários pulando nas linhas e viagens de portas abertas) Naquela época eram transportados cerca de 894 mil usuários pela empresa.
CPTM
CBTU
A Companhia do