Locomotivas
Há vários tipos de transporte utilizados na atualidade, mas sem duvida alguma o mais barato de todos é o ferroviário.
Introduzido no Brasil por volta de 1840-60 foi muito usado no século XIX para escoar a produção de café do interior paulista ate o porto de santos contribuindo e muito com a evolução das cidades que estavam neste trajeto.
Na atualidade os transportes feitos por rodovia dominam nosso país e apenas 25% deste é feito por ferrovias.
No Brasil a malha férrea é pequena e atinge pontos isolados do território nacional, os investimentos provem na grande maioria apenas do setor privado e com interesse próprio. O modal ferroviário deveria ter maior atenção por parte do Governo, pois é o que possui um dos menores custos para o transporte de mercadorias e poderia aumentar o nível de competitividade do Brasil.
OBJETIVO
Mostrar a realidade das locomotivas no Brasil, sua manutenção e atuação no setor de transporte; como se programa essa manutenção, as diversas ferramentas utilizadas para efetuar esse tipo de trabalho e também os profissionais que executam essa tarefa.
Além disso, trazer a realidade da malha ferroviária no nosso país
LOCOMOTIVAS QUE ATUAM EM NOSSO PAÍS
Atualmente no Brasil estão em operação diversos modelos de locomotivas diesel-elétricas, desde locomotivas mais antigas e de grande simplicidade até as de fabricação mais recente que dispõe de alta tecnologia como computadores que gerenciam o funcionamento de seus sistemas. Há uma grande diferença tecnológica entre elas, porém esta diferença é menor em algo comum a ambas: sua manutenção.
Em uma manutenção preventiva, por exemplo, a maioria das atividades requer uma única ação: a de observar. Minuciosamente o equipamento é inspecionado. São observados vários componentes para conferir seu desgaste, níveis, se há peças quebradas ou fora do lugar, além de serem executados diversos testes para se observar o funcionamento do equipamento, tudo isso com a intenção de garantir a