Locomotivas a vapor
LOCOMOTIVAS À VAPOR
São Bernardo do Campo
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
HISTÓRICO 03
FUNCIONAMENTO
MODELOS DE LOCOMOTIVAS NO BRASIL
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO A locomotiva a vapor no Brasil teve papel de destaque, pois fez parte de ciclos econômicos como o café em São Paulo, o transporte dos imigrantes do porto de Santos ao Planalto Paulista e dos políticos e empresários entre Rio e São Paulo, a movimentação da cana de açúcar das usinas do nordeste e norte fluminense e das jazidas de ferro de Minas gerais. Logisticamente foi o responsável por viabilizar a comercialização de produtos internos e externos, pois possibilitou a movimentação e distribuição de produtos e insumos no território nacional.
HISTÓRICO A Revolução Industrial foi uma época marcada pelos seus muitos adventos e aprimoramentos de equipamentos e serviços, foi neste cenário que a locomotiva a vapor foi idealizada e construída. A 1ª Revolução Industrial (1760 a 1850) ocorreu praticamente apenas na Inglaterra, onde foram aperfeiçoados o ramo da tecelagem e introduzido a utilização da força a vapor. Quando a Revolução se estendeu pela Europa (2º fase, 1850 a 1900), surgiram novas formas de energia elétrica como a hidrelétrica e novos derivados do petróleo, além do grande desenvolvimento do transporte marítimo e terrestre como barcos e as locomotivas a vapor.
No período da 3ª Revolução Industrial (1900 até hoje) ocorreu o aperfeiçoamento dos inventos, principalmente do processo evolutivo com novas técnicas industriais, energéticas e de comunicação.
Mas foi no início do século XIX que a locomotiva a vapor se destacou, pois George Stephenson a desenvolveu e ampliou a rede de estradas de ferro, e foi em 1825 que uma de suas locomotivas transportou os primeiros passageiros com a velocidade de 24 km/h, em uma linha que