Evolução do Comboio
Índice
1 Introdução
2 Os Comboios
3 A Vapor
4 Diesel-mecânico
5 Diesel-elétrico
6 Diesel-hidráulico
7 Diesel-hidrostático
8 Gás-turbina-elétrico
9 Elétricos
10 Levitação magnética
Introdução O tema do nosso trabalho é sobre a evolução tecnológica da Locomotiva, e diferentes máquinas. Escolhemos este tema com especial atenção, nas particulares características evolutivas de cada Locomotiva. Desde a Locomotiva a vapor até à Locomotiva de levitação magnética, deparamo-nos com um espetacular aperfeiçoamento. E parece não ter fim.
A LOCOMOTIVA.
Ao realizarmos este estudo vamos encontrar os inúmeros avanços tecnológicos, desde a Locomotiva a vapor até à última tecnologia desenvolvida que conhece-mos hoje.
Uma locomotiva é um veículo ferroviário que fornece a energia necessária para a colocação de um comboio em movimento, as locomotivas não têm capacidade de transporte própria, quer de passageiros, quer de carga
No entanto, alguns comboios, possuem unidades (carruagens) mistas autoalimentadas que também servem principalmente, para o transporte de pessoas; a esses veículos, no entanto, não se dá normalmente o nome de locomotiva, mas trem unidade.
Existem muitas razões para que ao longo dos tempos se tenha isolado a unidade fornecedora de energia do resto do comboio:
Facilidade de manutenção – é mais fácil a manutenção de um único veículo;
Segurança – Existe mais facilidade de afastar a fonte de energia dos passageiros, em caso de perigo;
Fácil substituição da fonte de energia – em caso de avaria, só existe a necessidade de substituir a locomotiva e não todo o comboio;
Eficiência – Os comboios fora de circulação, gastam menos energia quando há necessidade da sua movimentação;
Arcaica – Quando a unidade de energia ou as unidades de carga se tornam obsoletas não é necessária a substituição de