Comboios
“O caminho-de-ferro cria e desenvolve. Os caminhos-de-ferro são hoje ciência: têm-se ocupado dela os primeiros espíritos da Europa e está em aplicação nos primeiros países do mundo.” Fontes Pereira de Melo - 1865
No séc. XVIII surgiu, para além do Americano, do Chora e do Coupé, meios de transporte deste século, o comboio, que revolucionou completamente os transportes.
A inauguração do primeiro comboio, em Portugal, e sua evolução
O primeiro comboio do mundo circulou na Inglaterra, a 27 de Setembro de 1825. Passados 19 anos, foi criada uma companhia ferroviária portuguesa, a empresa Companhia Central Peninsular dos Caminhos-de-ferro de Portugal.
O caminho-de-ferro teve adeptos mas também opositores, como todas as novidades. Os receios e os apoios manifestados um pouco por todo o Ocidente, ecoaram também em Portugal. Em 1853 iniciaram-se os trabalhos para a construção da primeira via-férrea do país. Apesar de inicialmente estabelecida em bitola Europeia (1.435 mm), a linha dos caminhos-de-ferro entre Lisboa e o Vale de Santarém, mais tarde, foi alterada para a bitola que já existia do lado espanhol, conhecida como bitola ibérica (1.665 / 1.668 mm.
A viagem de inauguração do primeiro comboio ocorreu a 28 de Outubro de 1856, com o rei D. Pedro V a bordo. Às 10 horas partiu da Estação de Santa Apolónia e demorou cerca de 40 minutos a percorrer 36, 5km para chegar ao Carregado. Imagem do primeiro comboio português No ano seguinte, a linha avançou até ao Apeadeiro das Virtudes, fazendo os 50 km de Lisboa, em direcção ao Porto. No ano de 1863 a linha já chegava à fronteira Espanhola, em 1864, ficou concluída a linha até Vila Nova de Gaia. Em 1865 funda-se a Companhia Real dos Caminhos-de-ferro Portugueses (com Sede em Paris), uma vez que a anterior companhia faliu. Para Sul, devido à falta