historia
Esta expansão está muitas vezes associada com as primeiras aventuras coloniais e Era dos descobrimentos. Contudo o intenso dinamismo e mudança já se sentiam na cultura europeia há alguns séculos.
Médio oriente: no século VII Maomé funda uma religião revolucionária, o islão, que em poucas décadas se expande por todo o norte de África e Península ibérica, tentando expandir-se para a Europa, contudo a invasão da Franca, conhecida como a batalha de Politiers em 732, travou esta expansão. Existe ainda uma segunda expansão deste território que chegou a compreender a Anatólia, o Médio Oriente, parte do norte de África e do sudeste europeu. Esta foi a expansão do império otomano, cuja capital era a cidade de Constantinopla, tomada ao Império Bizantino em 1453. O Império Otomano foi a única potência muçulmana a desafiar o crescente poderio da Europa Ocidental entre os séculos XV e XIX, tendo chegado ate as portas de Viena. Declinou marcadamente ao longo do século XIX e terminou por ser dissolvido após sua derrota na Primeira Guerra Mundial. Os impérios islâmicos são responsáveis por notáveis avanços na ciência, matemática, medicina e filosofia.
Índia: Em 1526, um descendente de Tamerlão chamado Babur, invade o sub-continente indiano e estabelece o que viria a ser o Império Mogol, que perduraria por mais de dois séculos e seria responsável pela construção dos mais monumentais fortes e palácios da índia, em sinal do poder desta dinastia islâmica com uma população maioritariamente hindu ou budista. Por volta de 1600, a dinastia mogol já controlava a maior parte do subcontinente, entrando em declínio no séc XVIII, período prolongado de levantes armados e rebeliões que foi finalmente defenestrada pelos britânicos em 1857, após a revolta dos