Localizaçao espacial e esquema corporal
A localização espacial é a capacidade que tem o indivíduo de se orientar, localizar outra pessoa ou objeto dentro de um determinado espaço. Quando a criança aprender noções de situação, tamanho, movimentos, formas, volume e outras, ela passa a ter acesso a um espaço orientado a partir de seu próprio corpo, multiplicando suas possibilidades de ações.
As crianças ao participarem de aulas de localização espacial aprendem a lidar com suas limitações e também suas potencialidades. Elas vão passando a ter noção em relação ao seu corpo a um determinado espaço. Aos poucos vai percebendo sua posição, depois a sua posição em relação aos objetos e também os objetos entre si. Com isso as crianças experimentam as várias posições do corpo nos vários tipos de espaço, com vários tipos de objetos.
São condições essenciais para a localização espacial:
Uma boa visão – permitindo que o cérebro aprenda a calcular e fazer estimativas rapidamente e de forma precisa com relação aos movimentos que o corpo executa no espaço.
Movimentos cinestésicos – que permite identificar os objetos mais lentos
Uma boa percepção auditiva – que estão ligadas á certos direcionamentos e ao tempo
Uma boa percepção tátil – que nos permite captar as manifestações afetivas ou agressivas dos objetos ao nosso redor.
Esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. É um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança (Wallom). Um bom desenvolvimento do esquema corporal constitui em uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e da afetividade também ajuda a ter uma melhor adaptação coordenativa e desenvolver novas qualidades cognitivas.
Quanto mais a criança tem conhecimento do seu esquema corporal, melhor ficará o seu domínio do corpo, e vai descobrindo sua própia personalidade