psicomotricidade
Ana Paula Jobim 1
Ana Eleonora Sebrão Assis 2
RESUMO
Este artigo é o resultado de uma revisão bibliográfica sobre a psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor, histórico, as origens da educação psicomotora, conceitos de esquema corporal, lateralidade, direcionalidade, percepção e orientação espacial. Aborda ainda a relação entre Psicomotricidade, Educação Física e Educação Psicomotora numa perspectiva de como e quando devem ser trabalhadas na escola.
Palavras – chaves: Psicomotricidade, Esquema corporal, Lateralidade, Percepção espacial.
INTRODUÇÃO
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio de atividades as crianças, além de se divertir, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Nesse contexto a Educação
Física tem como objetivo estimular o desenvolvimento psicomotor e, como princípio fundamental, despertar a criatividade dos educadores, além de contribuir para a formação integral do educando, utilizando-se das atividades físicas para o desenvolvimento de todas suas potencialidades. Tem ainda a finalidade de auxiliar no desenvolvimento físico, mental e afetivo do indivíduo, com o propósito de um desenvolvimento sadio. É importante assegurar o desenvolvimento funcional da criança e auxiliar na expansão e equilíbrio de sua afetividade, através da interação com o ambiente.
O conhecimento das partes do corpo depende do meio, da educação, da aprendizagem e do exercício, e o melhor instrumento a ser utilizado seria o próprio corpo, sem qualquer outro material.
BREVE HISTÓRICO DA PSICOMOTRICIDADE
1
2
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Luterana do Brasil
Professora da Universidade Luterana do Brasil – Campus Guaíba e orientadora deste trabalho.
Historicamente o termo