Dislexia
Dislexia: Uma abordagem multicausal dentre os fatores relacionados ao transtorno
Maria Rita Fernandes Araújo,
Psicopedagoga, Psicomotricista Relacional E-mail: ritaraujo1@hotmail.com
Resumo O Presente artigo aborda a dislexia do desenvolvimento com suas múltiplas causas e seus fatores relacionados, instrumentalizando profissionais, terapeutas e pedagogos na forma de fornecer maiores subsídios para uma intervenção efetiva em pacientes e alunos com transtornos de leitura e escrita. A partir de uma revisão literária analisa os déficits responsáveis por suas falhas e aponta os motivos pelos quais o processo de aprendizagem é interrompido em seu curso harmônico de desenvolvimento e a importância das percepções visuais, auditivas, espaciais, temporais, esquema corporal e a memória no seu aprendizado.
Palavras-chave: Dislexia. Neurofisiologia. Sequência Espaço-Temporal. Esquema Corporal. Introdução Transtornos de leitura, suas causas e consequências têm sido cada vez mais, objeto de pesquisas, buscando formas de melhor entender os motivos que dificultam ou impossibilitam um desenvolvimento harmônico do processo de aprendizagem. Dentro dessa linha, estudos apontam para a consciência fonológica como um dos principais componentes na aquisição da leitura, transformando-se, portanto, diante de eventual ausência, num de seus principais problemas. Condemarin (1989) afirma que entre os principais fatores que influenciam a aprendizagem da leitura encontram-se a percepção, o esquema corporal, a noção temporal e a linguagem e ressalta:
“Perceber significa reconhecer estímulos, ter consciência deles e objetivá-los como vivência externas ao eu...”.
Definição de Dislexia Antes de tratarmos dessas percepções, com o propósito de situar o leitor, faz-se necessária breve explanação sobre o que se entende por Dislexia. Do latim, dys, como “dificuldade”, e lexia, como “palavra”, Moojen (2006) define a Dislexia do Desenvolvimento como um transtorno de aprendizagem da leitura e da